Ferro Activo (complexo de quelate de ferro organicamente ligado) para aumentar a concentração de oxigénio no sangue
Enquanto componente importante da hemoglobina do sangue, o ferro confere aos glóbulos vermelhos o transporte do oxigénio. A hemoglobina liga-se ao oxigénio inalado e transporta-o para as células do organismo.
A necessidade de ferro aumenta particularmente nos períodos de grande exigência física, como concursos, reprodução e muda. A falta de ferro é, portanto, um dos sintomas de carência mais comuns nos nossos voadores. A consequência imediata é a redução da hemoglobina, o que leva a um fornecimento insuficiente de oxigénio a todo o organismo.
O pombo-correio extrai a sua energia de voo principalmente do metabolismo lipídico. Como comparação, a preparação de energia a partir do metabolismo lipídico requer muito mais oxigénio do que o utilizado pelo consumo de hidratos de carbono de um ser humano. Uma concentração suficientemente elevada de hemoglobina no sangue é, portanto, um factor decisivo para uma boa performance.
O Ferro Activo promove a hematopoiese, aumenta particularmente o número de glóbulos vermelhos, melhora a concentração de oxigénio no sangue e, portanto, acelera o transporte de oxigénio para as células (mitocôndrias). Logo após alguns dias de utilização, o nível de ferro no sangue (nível hematócrito) aumenta significativamente e leva a uma melhoria natural do desempenho nos concursos.
As doenças no tracto digestivo e intestinal impedem a absorção de ferro. Um teor muito baixo de oxigénio no suco gástrico ou alterações da mucosa no intestino delgado superior bem como o sofrimento com bactérias patogénicas podem ser as causas disto. Portanto, deve ser absolutamente assegurado que a flora intestinal natural do pombocorreio permaneça intacta.
1 litro de Ferro Activo contém 22 g de um complexo específico de quelate de ferro organicamente ligado. Esta forma especial de ferro é de longe muito melhor reabsorvida pelo pombo, em comparação directa com outras preparações.
Com o início dos treinos, cerca de 3 a 4 semanas antes do início da campanha desportiva, deve administrar-se Ferro Activo 2 vezes por semana através da água de bebida ou da ração de forma a preencher as reservas de ferro em tempo útil. Também deve ser administrado durante os períodos de reprodução e muda, no mínimo 1 vez por semana, 5 ml de Ferro Activo para 1 litro de água ou 1 kg de ração diária para 25 pombos.