Usnea Barbata
Tintura de líquen para pombos-correio.
Tricomoníase
O combate contra a Tricomoníase tem uma importância central no que diz respeito ao desempenho do pombo-correio. Na medida do possível nenhum medicamento deve ser utilizado fora da campanha desportiva, a fim de promover a resistência natural dos animais. Aqui, o uso regular do produto natural Usnea Barbata provou o seu valor através do líquen. A administração de Usnea Barbata 2 vezes por semana ou a cada 5 ou 6 semanas durante 5 a 7 dias tem um efeito preventivo excepcional. Dá uma protecção natural sem que os animais desenvolvam resistências.
Os criadores que têm problemas com os seus borrachos também podem usar Usnea Barbata durante longos períodos de tempo.
O líquen produz uma série de metabolitos secundários que funcionam como antioxidantes e levam a uma activação do sistema imunitário. Têm efeitos muito fortes na construção da resistência e regulam o bom funcionamento dos órgãos.
É recomendado um tratamento de 5 a 7 dias com p. ex. ronidazol BT (10%) antes da campanha de modo a iniciar a época desportiva absolutamente seguro de que não existem tricomonas.
Durante a campanha desportiva recomendamos, no entanto, a não utilização de ronidazol porque pode ter um efeito debilitante. Nós tivemos as melhores experiências com o Metro produzido de acordo com o Dr. Erdösz, que é pulverizado directamente em cada animal numa diluição de 2:8. Com esta combinação de agentes activos altamente eficiente e agradável, libertamo-nos das tricomonas numa questão de alguns minutos e não perdemos tempo em relação ao período de recuperação.
Diferentes linhagens de pombos têm susceptibilidades diferentes às tricomonas. Portanto, enquanto o comportamento nos treinos à volta do pombal for bom, não deve tratar os pombos. Quanto mais tempo ficar sem os tratar, mais constante será a curva da forma.
Dosagem recomendada
5 ml de Usnea Barbata para 1 litro de água, 2 vezes por semana