Composição:
Trata-se de uma ajustada associação de sulfamidas com trimetoprim.
Tratamento:
Quando se verifiquem sinais de salmonela (excrementos com teste bacteriológico positivo, excrementos verde-escuro viscoso e húmidos, pombos com patas danificadas ou que voem de forma inclinada, perda de peso, crias mortas no ninho, ovos estéreis).
Em caso de suspeita, após a muda administrar uma cura durante 14 dias. A cura Paratifose também é activa contra um grande número de outras infecções gastrointestinais bacterianas.
Após o tratamento, limpar o pombal com um desinfectante. Em caso de infecções graves aconselha-se: 14 dias de Cura Paratifose, após esse cura sugere-se Vacinação Paratifose seguida de uma semana de Cura Paratifose. Após o tratamento administrar complemento multivitaminico por uma semana. Após tratamento a infecções graves é necessário testar bacteriologicamente os excrementos cada seis semanas e manter esses testes durante seis meses.
Dosagem:
1 medida por 2 litros de água de beber durante 14 dias. Ter em atenção que 20 pombos bebem cerca de 1 litro de bebida por dia. Para número maior ou menor de pombos deve aplicar-se a quantidade do produto de modo proporcional. Quando se administrar medicação na água de beber, deve oferecer-se a mesma quantidades de água que é habitualmente bebida durante um dia. Deve fazer-se bebida fresca em cada dia.